A lista Negra (Jennifer Brown)
12:35
A lista negra de Jennifer Brown é a resenha literária de hoje... O livro é bem intenso e foi indicado pela minha cunhada... Hoje vou apresentar a minha opinião sobre esta história pra vocês e espero que vocês gostem.
A Lista Negra é um livro bem intenso, que fala de Bullying, mas sabe aquele Bullying mais pesado que normalmente vemos nos filmes americanos, onde as pessoas jogam as outras na lixeira, quebram suas coisas e etc? Pois é, esse tipo de Bullying. Não sei porque demorei tanto para ler este livro e nem porque parei a leitura no meio e só voltei depois de quase dois meses, mas vamos a sinopse oficial do livro.
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.
Valerie e Nick eram namorados e sofriam bullying diariamente na escola em que estudavam, então eles resolvem fazer uma lista, onde eles colocavam o nome de todos aqueles que eles gostariam que sofressem, morressem e etc... Como os atletas que viviam fazendo bullying, colegas que criaram o apelido que a Val tanto odiava, só por conta dela usar roupas muito escuras, Irmã da Morte... Pra Val essa lista era só uma forma de liberar aquela tensão, ela jamais poderia imaginar que Nick estaria levando tudo a sério... Todas as conversas que eles tinham sobre como seria legal se as "Barbies" morressem, ela gostava da ideia, mas não imagina que poderia realmente acontecer, até que um dia seu namorado Nick leva uma arma para o colégio, depois de mais uma "agressão" de bullying a Val, ele começa a atirar nos que estavam na lista... Inclusive nele e em Val... Ela sobrevive, mas Nick não... Mas como ela iria convencer as pessoas, a si mesma e a polícia de que não era culpada? De que Nick era uma pessoa boa também, de que ela não é um risco? E o pior de tudo, como voltar a aquela escola, para terminar o último ano, sendo que ninguém a quer lá?
A leitura do livro "A Lista Negra" é bem fluida, te faz querer terminar logo o livro e a autora Jennifer Brown, conseguiu passar os sentimentos dos personagens, descrevendo-os bem no livro... A narrativa é toda feita pela protagonista, Valerie... Porém ela não é uma narrativa linear, mostrando momentos do passado e explicando o presente, o livro segue contando a história de Valerie.
Gostei muito do livro, as folhas dele são bem grossas e amareladas, o que foi ótimo para a leitura, porque não cansa ler... Apesar de achar o final muito bonito e era o que o livro estava mostrando que ia acontecer, sou o tipo de pessoa que acaba ficando um pouco irritada com "clichês", então não vou dizer que o final me agradou 100%, porque não é verdade... Ele foi um bom final? Sim, mas poderia ter sido melhor.
Se tu ainda não leu A lista Negra, eu te aconselho a ler, mas fique bem ciente de duas coisas: 1. A lista nunca aparece no livro (nem teria como, com mais de 400 nomes, não há motivos pra mostrar toda a lista); 2. Ele pode te deixar depressiva, se tu for mais sensível.
Editora: Guttenberg
Páginas: 272 páginas/ Amarelas e grossas
Fonte: Tamanho normal
Diagramação: Ótima.
ISBN: 978856538311-0
Esta foi a dica de leitura da vez, me deixa nos comentários a tua opinião sobre o livro... Se ficou com vontade, se já leu e se gostou... Vou amar saber.
Beijos e até a próxima.
Já segue o blog nas redes sociais?
0 comentários